Entre as atividades especialmente consagradas à música, além da realização de apresentações itinerantes e ‘pockets shows’ seguidos de debates, o Instituto Pensarte tem em seu currículo vários projetos, inclusive com CDs editados, dentre eles:
- “Clássicos do Samba” – (apresentação e CD), com repertório interpretado pela Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência do maestro Silvio Barbato, contando com participação especial da Velha Guarda da Portela e da Mangueira, e abertura de Jamelão.
- “Clássicos do Samba- Europa”, segunda fase, com a Orquestra Sinfônica Nacional e convidados.
- “Moda de Viola”, com a coordenação de Mazinho Quevedo
- “Brasil da Sanfona”, coletânea
- “180 anos de samba – Noel Rosa & Adoniran Barbosa”
Entre os projetos consagrados à dança, em especial, e às artes cênicas, o Instituto Pensarte apoiou, orientou e realizou diversas atividades, dentre elas destacam-se:
- Projeto “Galpão da Ópera” e Projeto “Parque Cênico”, desenvolvidos juntos à Funarte/São Paulo
- “Excursão da Ópera de Pequim”, com apresentação multimídia da tradicional cultura chinesa.
- Projeto “Avape na Dança”, em parceria com a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, com duração de 4 anos consecutivos.
- Espetáculo “Fragmentos de Sabonete” dança e representação com Paula Ernandes, em parceria com o Ministério da Cultura, sobre obra de Jorge Mautner.
Espetáculo “Mão e Pescoço”, com Gilda Nomacce, Majeca Angelucci , Garmano Melo e Elzemann Neves (premiado no Festival de Paulínia), com ensaios ao vivo envolvendo crianças e adolescentes no espaço do Instituto
- “Imperatriz Leopoldinense – Carnaval 2000”, desfile e CD
- “Imperatriz Leopoldinense – Carnaval 2001”, desfile e CD