Notícias

Comunicado Instituto Pensarte

O Instituto Pensarte no último dia 28 de março comunicou que estava sendo vítima de ataques contra sua reputação por parte de um ex Diretor.

Comunicado

O Instituto Pensarte comunica ao público o término do seu Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado da Cultura para a gestão do Theatro São Pedro e Orthesp, Orquestra Jazz Sinfônica, Teatro Caetano de Campos e Centro Cultural e de Estudos Aúthos Pagano. Aproveita para agradecer a seus funcionários, músicos, técnicos, parceiros, público e assinantes por esses anos de dedicação e excelência no trabalho, período no qual acumulou ganhos artísticos consideráveis, reconhecidos pela imprensa e pelo público, com a melhoria da qualidade artística de suas temporadas e com destaque para a implantação de programas de assinaturas para a Jazz Sinfônica e para o Theatro São Pedro. Registramos também nossa satisfação pelo lançamento da Bienal de Composição da Jazz Sinfônica, pelas parcerias com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pelo estímulo à produção operística nacional, com o lançamento das óperas “O Menino e a Liberdade”, “Poranduba”, “Domitila” e “O Espelho”, entre outras. Fazemos votos para que o sucesso conquistado pelo modelo de gestão implantado tenha continuidade, com sua qualificada equipe técnica e artística, e que seus projetos mantenham sua trajetória de crescimento, conquistando uma merecida projeção para além dos limites do Estado de São Paulo. Com quase 20 anos de atividades, o Instituto Pensarte seguirá atuante no mercado cultural por meio de novos projetos e parcerias.

Comunicado

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em razão do término do contrato do Instituto Pensarte, e visando à continuidade das atividades do Theatro São Pedro, da Academia de Ópera e da Jazz Sinfônica, informa:

O corpo do Theatro São Pedro, a Academia de Ópera e o Teatro Caetano de Campos passarão a ser geridos, a partir do dia 2 de maio, pela OS Santa Marcelina Cultura, gestora da Escola de Música Tom Jobim e do Projeto Guri, na Capital e na Grande São Paulo.

A Jazz Sinfônica passará a ser gerida pela Fundação Padre Anchieta, cuja gestão incluirá como espaço para ensaios o Teatro Franco Zampari.

A Secretaria de Estado da Cultura agradece o intenso trabalho realizado pelo Instituto Pensarte. Trabalho que, sem dúvida, resultou em um salto de qualidade na produção operística em São Paulo reconhecida, inclusive, com o prêmio APCA de melhor espetáculo de Ópera em 2016 (Dom Quixote).

Instituto Pensarte

Seminário O Terceiro Setor na Gestão da Cultura – 2017

O Instituto Pensarte participa do Seminário O Terceiro Setor na Gestão da Cultura, que tem como objetivo debater a atuação das organizações sociais gestoras de projetos, instituições e outras iniciativas culturais do poder público. Durante o seminário, será lançado o livro “O Terceiro Setor na Gestão da Cultura – A perspectiva a partir do Museu de Arte do Rio”, organizada por Carlos Gradim – diretor presidente do Instituto Odeon, obra elaborada em parceria com o Instituto Pensarte e Pedro Gangemi.

Pensarte indica dois membros para a CNIC

O Instituto Pensarte se orgulha de ter indicado dois novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), no segmento música, para o Biênio 2017/2018: Janete de Andrade e o Maestro Marcelo de Jesus. Janete de Andrade, que já participou do Biênio anterior, é Diretora Artística da Oficina de Música de Curitiba, Coordenadora de Música Erudita da Capela Santa Maria e na Curitiba Arte – ICAC, e teve o apoio do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais – CBEC para sua recondução. Já o Maestro Marcelo de Jesus, em seu primeiro Biênio, é Diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, , Maestro Adjunto da Amazonas Filarmônica e Diretor Artístico Adjunto do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Dois profissionais de peso para a CNIC.

Prêmio Concerto 2016

Com produção do Theatro São Pedro, a ópera Dom Quixote, apresentada em abrail de 2016, é finalista do Prêmio Concerto 2016. Vote e ajude-nos a levar essa!