Criado em 2000, o Instituto teve como principal atividade inicial a criação de uma rede nacional de colaboradores, que se mantém ativa desde sua fundação, por meio da revista eletrônica Cultura e Mercado (www.culturaemercado.com.br), editada semanalmente desde sua primeira edição.

A primeira grande pauta do Instituto foi a mobilização nacional a favor da destinação do montante de 1% do orçamento federal para a cultura.

Palestras ferramentais e debates formaram desde então o embrião da entidade, que foi aos poucos agregando participantes e se tornando uma referência obrigatória em política cultural.

Promoveu o seminário “Visões da Cultura”, do qual originou uma carta aberta aos gestores públicos de cultura.

Entre as atividades especiais do Instituto, destaque para a coordenação e promoção do evento “Ordem do Mérito Cultural, edição 2001”, realizado pelo Ministério da Cultura, em comemoração ao “Dia Nacional da Cultura”.

Sua sede, antes uma pequena sala na Vila Madalena, foi transferida para um prédio na Alameda Nothmann, Campos Elíseos, que passou por adequações e deu origem ao “PortoPensarte”, um verdadeiro centro cultural de pequeno porte, dedicado à atividades que se tornaram modelos para serem aplicadas em grandes escalas, tais como os projetos de leitura (Companhia do Livro, Biblioteca Popular, Círculo do Livro) e de gestão (Pontão de Cultura do Kaos, que deu origem a outros pontões, e o Prêmio Pensarte de Gestão Cultural), além da busca permanente de novos modelos de seminários (visitas técnicas aos bastidores dos equipamentos culturais) e novos parâmetros para promoção das artes visuais (exposições, salões, bienais, conceito local e performático da Galeria 1500 Metros).

 Ao longo de sua longa história, o Instituto Pensarte  teve importantes parceiros institucionais e apoiadores. Dentre eles, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura, a Prefeitura de São Paulo, a Prefeitura de Goiânia, Garimpo de Soluções, CQS, Animus, Instituto Artecidadania, Instituto Diversidade Cultural, Sabesp, Porto Seguro, Enesa, Cônsul, Avon, CPFL, Brasil Ecodiesel, Nossa Caixa, Escrituras Editora, Editora Manole, Enthusiasmo Cultural, Itaú Cultural, Banco Votorantim, Companhia Paulista de Parcerias, CESP, Prodesp, Imprensa Oficial, entre outros.

  

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *