Outras ações desenvolvidas pelo Instituto Pensarte incluem:

ODISSEIA CULTURAL

Série de palestras promovida no espaço do Instituto (Ala Jorge Mautner), em que foram debatidos temas relacionados à produção e democratização de bens culturais. Entre os convidados: Ana Carla Fonseca, Fábio Cesnik, Px Silveira, André Martinez e Lala Deheinzelin e Leonardo Brant. Sempre com a apresentação de Fábio Maciel, os debates (no total de 10) foram gravados em vídeo e exibidos no site Cultura e Mercado, revista eletrônica do Instituto.

GALERIA 1500 Metros 

– “Índex”. O espaço da galeria do Instituto Pensarte recebeu exposição “Índex”, selecionada por um júri de notáveis, em que as artistas mapearam o entorno e indicaram passeios a serem feitos com outro olhar.

-Exposição Jhony Morgado

– “1a Bienal Internacional de Arte do Pano de Prato”, exposição final, entrega de premiação e lançamento do livro.

– “Resgatados de Rua”. Outra exposição foi “Resgatados de Rua”, com obras da coleção de David Sam Shammas, composta por grafites recolhidos, após prestada nas ruas a função desejada pelos seus criadores. São tapumes, divisórias e placas, todos com uma história particular, que é registrada na Galeria e relatada por monitores, contendo a descrição do local de onde foram retirados e o seu contexto de rua.

– “Feliz 2014”. Em montagem, a exposição “Feliz 2014”, em que os ícones utilizados pelo escritório Andreato Comunicação para feitura gráfica da coleção de livros “Brasil 2014, campo de idéias) são reinterpretados pelo artista ocupante. Segue até fevereiro de 2012.

GALERIA DEGRAU

– Espaço dedicado às manifestações plásticas de crianças e adolescentes. Exposições realizadas com acompanhamento de facilitadores, que assistem os autores em todo o processo de criação e inclusive na montagem das obras. Em 2011, exposições diversas, realizadas de acordo com andamento das oficinas do ‘Projeto Trampolim’, ‘Projeto ArteCidadania’ e ‘Projeto Navegando Para o Futuro’, todos do Instituto.

      

Projeto CÍRCULO DA MULHER

Oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para as mulheres da comunidade do Bairro Barra Funda e imediações. Realiza encontros semanais (todas as 5as feiras, apos 19 horas), com palestras, aulas de informática, navegação na internet, atividades corporais e aulas de dança de salão. Destaque para os temas das palestras realizadas, sempre satisfazendo demandas específicas dos envolvidos, que escolhem os assuntos que serão tratados.

Projeto NAVEGANDO PARA O FUTURO

Atividade de duração anual em que são oferecidas aulas para até 200 crianças, que aprendem a utilizar as ferramentas e equipamentos que possibilitam o pleno uso das novas tecnologias no processo de criação e disseminação de suas expressões. Sites, blogs, rede sociais e inclusive programas básicos, são criados com assistência de professor e monitor, em dois períodos, matinal e vespertino.

REVISTA ELETRÔNICA CULTURA E MERCADO (www.culturaemercado.com.br)

A revista apresenta em sua estrutura possibilidades de articulação nacional, com conteúdo consistente e edição semanal, estimulando a diversidade de opiniões.  Em 2011 continua contribuindo para a reflexão sobre a importância das políticas culturas para o desenvolvimento humano.  Com textos e matérias semanais, articula em rede milhares de pessoas da área (mais de 80 mil views por edição), composta por intelectuais, pensadores, artistas e produtores culturais.

 

Projeto TRAMPOLIM

Oferece oficinas de Criação Digital e Web designer para crianças e jovens, com os conteúdos, ferramentas e equipamentos de acesso as novas tecnologias de criação e informação, assistidas por professor especialista na área, o Projeto atendeu em média a 300 crianças e jovens, em dois turnos.

Projeto ARTECIDADANIA

No Projeto ARTECIDADANIA foram atendidas cerca de 100 crianças de 07 a 14 anos, por meio de atividades artísticas, ministradas por 03 facilitadores, estudante de artes visuais. As crianças participantes residem no entorno, compreendendo os bairros de Campos Elíseos, Barra Funda, Água Branca, Santa Cecília, Vila Buarque e Centro.

COMPANHIA DO LIVRO

O Projeto Companhia do Livro promoveu o contato e a experiência com a leitura nas comunidades perpassadas pelo Elevado Costa e Silva, Minhocão, bairros Campos Elíseos, Vila Buarque, Centro, Perdizes, Higienópolis, Barra Funda. Teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas de crianças, jovens e adultos, a partir do desenvolvimento do hábito da leitura. Pretendeu-se estimular e desenvolver o acesso e o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa. Para isto adotamos como mediadores 04 “agentes de leitura”, especialmente preparados para levar à comunidade (com atendimento de porta em porta) livros e propostas que ampliaram o contato com a leitura e aprofundaram o sentido do que se lê,  cotejando com o repertório e experiência de vida do leitor.

Pessoas que eram visitadas aqui no bairro de Campos Elíseos e moravam na Zona  Leste, solicitaram que levássemos os livros para lá. Uma das facilitadoras se prontificou  e levamos para a Comunidade do Sapopemba, atendendo mais de 200 famílias e a maioria nunca tinham tido acesso a leitura.

Nesta comunidade, os livros foram doados e mantém-se  um agente de leitura, continuando este projeto que hoje cresceu em grande escala.

1A BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DO PANO DE PRATO

Realização de evento participativo de arte em âmbito internacional, em parceria com o Instituto ArteCidadania, em que se pretendeu a dessacralização da arte e a promoção da acessibilidade às suas manifestações. Foram inscritos cerca de 300 artistas, de 6 diferentes países. Um primeiro júri de seleção (popular) e um segundo júri (especial), este com a participação de 8 países, premiaram as obras, com destaque para exposição final em Britânia-Go (menor cidade do Brasil a ter um museu de arte moderna, onde os alunos visitantes participaram de concurso de redação. Um livro foi produzido, registrando todas as etapas desta 1a edição.

CÍRCULO DA MULHER

Ação desenvolvida em 2010. Ofereceu oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para as mulheres da comunidade do Bairro Barra Funda e imediações; com encontros semanais com palestras, aulas de informática e atividades corporais. Destaque para os temas das palestras, escolhidos pelos integrantes do projeto. Todas as 5as feiras, a partir das 19 horas.

PROJETO BRASIL 2014 – ENCONTROS PARALELOS

O Instituto Pensarte promoveu em seu espaço o circuito composto de 10 palestras, “Encontros Paralelos”, sempre com a participação de três convidados notáveis no setor sociocultural, dentro da programação do projeto “Brasil 2014, campo de idéia”. Foram mobilizados os  moradores do entorno, freqüentadores e interessados, visando ampliar referências e repertórios acerca de conhecimento dos grandes temas relacionados à realização da Copa do Mundo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *