Inovação em modelos organizacionais, reflexão permanente sobre o trabalho realizado e desenvolvimento metodológico são algumas das diretrizes que  norteiam a atuação do Instituto Pensarte.

Fundado em 2000 por Leonardo Brant e Fabio Cesnik, nasceu como um braço sociocultural da empresa Pensarte, hoje Brant Associados.

Como organização gestora de cultura, sempre buscou excelência nos processos e nas atividades culturais, pautada pela ética, diversidade e compromisso social.

Importantes projetos foram criados e gerenciados pelo Instituto ao longo dos anos, dentre eles destacam-se a organização de seminários, a publicação do site “Cultura e Mercado”, além de livros e pesquisas de referência para o setor, a coordenação da “Ordem do Mérito Cultural 2001”, a idealização do manifesto “1% para a Cultura” e a gestão colaborativa do“Teia 2007”, encontro nacional de Pontos de Cultura.

De 2011 a 2017, o Instituto Pensarte, qualificado como Organização Social de Cultura (OS), foi responsável pela gestão integral das atividades de importantes equipamentos e programas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, como o Theatro São Pedro, a Orquestra Jazz Sinfônica, a Banda Sinfônica do Estado, entre outros.

O Instituto Pensarte, recebeu em 2016 a Menção Honrosa do “Prêmio Milton Santos”, pelo projeto “Concertos Sustentáveis”. Enquanto entidade que atua nacionalmente, indica membros para compor a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Em 2017, com o patrocínio do Instituto CCR, desenvolveu o projeto “Música na Estrada”, levando grupos de jovens músicos instrumentistas a concertos gratuitos no interior do Estado de São Paulo.